arrow_back

A importância da cor na identidade de marca

A importância da cor na identidade de marca

Antes da forma, das letras ou dos detalhes, as pessoas reconhecem a cor. Uma característica que torna este um dos elementos mais importantes a considerar no desenvolvimento de uma marca. 

As cores despertam sensações e emoções que se interligam à marca e que contribuem para criar uma imagem e um posicionamento único e que permite à empresa distinguir-se das demais.
Desta forma, é necessário ter em atenção os valores da marca e a mensagem a passar aos consumidores-alvo, de forma a que as cores selecionadas estejam alinhadas com o posicionamento que se pretende alcançar. As próprias características e preferências do público-alvo são também aspetos essenciais a ponderar neste processo de decisão.

Outro aspeto a considerar é a própria concorrência. Por exemplo, se já existir uma empresa no mesmo setor / indústria com a mesma cor ou cores semelhantes, o ideal será escolher outro tom. Esta decisão poderá evitar que de a nova empresa seja vista como uma imitação da empresa já estabelecida. 

Ainda a avaliar são os suportes de comunicar da marca / empresa. Um exemplo é a área web, onde a melhor opção é escolher tons que apelem à calma e a serenidade para não cansar os utilizadores. 

No caso de ser uma empresa com produtos à venda, as cores têm também um papel fundamental. Estudos demonstram que 85% dos consumidores são altamente influenciados pela cor do produtos e que 93% dos consumidores afirmam que o aspeto visual de um produto é o fator mais importante na escolha que fazem.

Por último, é preciso notar que em certas alturas o logotipo da empresa será reproduzido a preto e branco. Como tal, é necessário garantir que o logotipo funciona mesmo sem cores, continuando a transmitir a mensagem pretendida.  

De forma muito sucinta, apresentamos os significados mais associados a cada cor:
Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade, conservadorismo.
Vermelho – Ação, paixão, energia, velocidade.
Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza, crescimento. 
Laranja – Otimismo, entusiasmo, energia.
Amarelo – Alegria, imaginação, sabedoria, descontração.
Roxo – Realeza, sabedoria, sensibilidade.
Rosa – Carinho, romantismo, delicadeza, amor.
Dourado – Elegância, riqueza.
Cinzento  Equilíbrio, neutralidade, calma. 
Branco – Pureza, simplicidade, paz.
Preto – Sofisticação, força.

Se pretende criar uma marca ou fazer rebranding, fale connosco