arrow_back

A Importância do Logotipo para uma marca

Não há marca que vida sem ele, constituindo-se este como um dos grandes identificadores da mesma. Mas, será que sabes mesmo o que é um logotipo? Tudo para descobrir aqui!

O que é um logo

Pode parecer esquisita ou estúpida a pregunta do início, mas é mesmo verdade que há muita confusão sobre o que é um logotipo.

De uma forma muito simples, quando falamos em logotipo estamos a referir-nos a elementos gráficos que identificam imediatamente uma marca e prenote os seus valores e princípios fundamentais. 

Um logotipo pode ser assim um ícone, uma palavra ou mesmo uma frase única de uma marca, devendo estar, claro, de acordo com o posicionamento, a mensagem e a história da marca.

Mas então, qual a diferença entre logo e marca?

A diferença reside sobretudo na abrangência do que é a marca. Desta forma, quando falamos de marca referimo-nos a um conceito mais global, identificando a empresa com diversos elementos próprios com as cores, o slogan e também o seu logotipo, indo mais além com um caráter emocional associado à relação com os consumidores e às emoções que esta desperta.

Elementos do logo 

Um bom logo é fácil de reter na memória, podendo tal influenciar as compras futuras dos consumidores. 

Mas como criar um bom logotipo?

Para isso, é necessário ter em considerar os seguintes elementos:
a) Cor: Esta talvez seja a característica mais distintiva do logotipo. A escolha da cor não deve ser apenas pensada em termos estéticos, mas antes, deve ser uma decisão ponderada , por forma a espelhar a identidade da marca e a estar alinhada com a restante estratégia por esta definida. A comunicação deve ser uníssona e cada pormenor conta.


b) Tipografia: Tal como as cores, a tipografia, dependendo se é mais fina, direita, quadrada ou redonda, ousada, itálica ou alta, terá significados diferentes no seu logótipo. Um logótipo consiste em imagem e texto, pelo que deve criar um equilíbrio entre os dois.


c) Geometria: Os círculos, linhas e triângulos são frequentemente utilizados na elaboração de logótipos. Por exemplo, os círculos Colourfast projetam emoções positivas como o amor, o companheirismo. Já as linhas estão associadas à masculinidade, tranquilidade e dinamismo, e os triângulos refletem eficiência, profissionalismo e equilíbrio.Desta forma, será necessário alinhar a geometria com a imagem de marca a projetar.


d) Contexto: As gerações de consumidores mudam e exigem inovação na experiência do consumidor. Desta forma, é importante que uma marca acompanhe a mudança e se mantenha constantemente atualizada, incluindo o seu logotipo. Vê os exemplos da evolução do logotipo de algumas das grandes marcas do mundo. 

Tipos de logo

1. Logotipo: é aquele logotipo que é composto apenas por tipografia, como é o caso da Coca-Cola, Google, Nintendo, Fedex, onde não é necessário um símbolo ou imagem para que seja eficaz.

Este tipo de desenho associa imediatamente o nome comercial à identidade visual, evitando confusão, embora se a marca não tornar claro o que faz, possa gerar o efeito contrário.

A tipografia é a protagonista, pelo que é necessário analisar muito bem qual a fonte a utilizar e qual é a mais adequada ao conceito que se pretende comunicar.

2. Monogramas: dentro dos logótipos pode também encontrar monogramas, aqueles que são compostos por duas ou mais letras, cuja composição ou combinação pode formar um símbolo ou imagem com características particulares da empresa ou marca que representa.

A utilização destas permite uma identificação rápida e clara da marca, especialmente quando são empresas cujo nome está noutra língua e têm presença internacional, como é o caso da HBO, HP, Yves Saint Laurent.

3. Isótipo ou símbolo: é a imagem característica ou símbolo que representa uma marca e normalmente não inclui o nome da empresa. Funciona por si só, por isso quando o vir pode identificar a marca que é. Exemplo: Apple, Twitter, Nike, Adobe, Adobe, Android, WWF.

4. Imagótipo: Caracteriza-se por utilizar tipografia em conjunto com imagem e/ou símbolo, que quando separados ainda funcionam independentemente, tais como Adidas ou McDonalds, Shell; WWF.

5. Isólogo: É uma combinação de tipografia com imagem e/ou símbolo, mas cuja particularidade é que um depende do outro e quando separados deixam de funcionar, como é o caso de Burger King, Pizza Hut ou BMW.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *