Um aspeto crucial no que respeita a um website reside na segurança. Numa altura especialmente marcada pela preocupação dos utilizadores com o roubo de identidade online e a preservação dos dados pessoais, existem algumas soluções que podem garantir a preservação da segurança.
No artigo de hoje falamos sobre certificados SSL.
Mas afinal o que é um certificado SSL?
O SSL (Secure Sockets Layer) é a tecnologia de segurança padrão para estabelecer uma ligação encriptada entre um servidor web e um browser.
Este certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, garantindo que todos os dados permanecem confidenciais e não são comprometidos.
No que respeita à validação, podemos dizer que existem 3 tipos de certificados:
Validação de Domínios – o tipo mais básico de SSL. Providencia uma encriptação básica, é emitido de forma rápida implica uma verificação sims do detentor do domínio.
Validação Organizacional – incluiu a autenticação do negócio ou organização socada a um negócio. Trata-se de um tipo de validação que confere maior credibilidade e segurança para o visitante, no sentido em que reflete o facto de a organização ter sido submetida a um processo de validação.
Validação Alargada – é o máximo nível dos SSL e disponibiliza o mais elevado grau de segurança e confiança. Com este tipo de validação, a entidade certificada conduz um processo de análise ao seu negócio antes de proceder à emissão do certificado.
Com este tipo de certificação, surge a barra verde no endereço URL e é apresentado o nome da empresa.
Qual o certificado SSL mais adequado?
Isso vai depender do tipo de site e de público.
Assim, para website de pequena dimensão, sem dados sensíveis e registos, poderá ser suficiente o certificado de Validação de Domínio.
Se, por outro lado, tem um website corporativo com informação que pode ser considerada sensível, o mais indicado poderá ser um certificado de Validação Organizacional.
Já se tiver uma loja online, o mais indicado será ter um certificado de Validação Alargada, já que irá transmitir a maior sensação de segurança possível, determinante no caso de negócios e compras que se fazem online.
De uma forma muito resumida, o que pretendemos mostrar é que os certificados SSL são essenciais em qualquer website, já que:
- Tornam a comunicação mais segura, ao garantir a permanência dos dados como confidenciais.
- Aumentam a credibilidade perante os visitantes e/ou clientes.
- Podem contribuir para uma melhor posição nos resultados de pesquisa.
Se tens alguma dúvida sobre certificados SSL, fala connosco!