arrow_back

Certificados SSL: por que são importantes?

Certificados SSL

Um aspeto crucial no que respeita a um website reside na segurança. Numa altura especialmente marcada pela preocupação dos utilizadores com o roubo de identidade online e a preservação dos dados pessoais, existem algumas soluções que podem garantir a preservação da segurança. 

No artigo de hoje falamos sobre certificados SSL

Mas afinal o que é um certificado SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer) é a tecnologia de segurança padrão para estabelecer uma ligação encriptada entre um servidor web e um browser.

Este certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, garantindo que todos os dados permanecem confidenciais e não são comprometidos.

No que respeita à validação, podemos dizer que existem 3 tipos de certificados:

Validação de Domínios – o tipo mais básico de SSL. Providencia uma encriptação básica, é emitido de forma rápida implica uma verificação sims do detentor do domínio.

Validação Organizacional – incluiu a autenticação do negócio ou organização socada a um negócio. Trata-se de um tipo de validação que confere maior credibilidade e segurança para o visitante, no sentido em que reflete o facto de a organização ter sido submetida a um processo de validação. 

Validação Alargada – é o máximo nível dos SSL e disponibiliza o mais elevado grau de segurança e confiança. Com este tipo de validação, a entidade certificada conduz um processo de análise ao seu negócio antes de proceder à emissão do certificado.

Com este tipo de certificação, surge a barra verde no endereço URL e é apresentado o nome da empresa. 

Existem 3 tipos de certificados SSL, que deverão ser escolhidos em função do tipo de site e de público.
Existem 3 tipos de certificados SSL, que deverão ser escolhidos em função do tipo de site e de público.

Qual o certificado SSL mais adequado?

Isso vai depender do tipo de site e de público.

Assim, para website de pequena dimensão, sem dados sensíveis e registos, poderá ser suficiente o certificado de Validação de Domínio.

Se, por outro lado, tem um website corporativo com informação que pode ser considerada sensível, o mais indicado poderá ser um certificado de Validação Organizacional.

Já se tiver uma loja online, o mais indicado será ter um certificado de Validação Alargada, já que irá transmitir a maior sensação de segurança possível, determinante no caso de negócios e compras que se fazem online.

De uma forma muito resumida, o que pretendemos mostrar é que os certificados SSL são essenciais em qualquer website, já que:

  • Tornam a comunicação mais segura, ao garantir a permanência dos dados como confidenciais.
  • Aumentam a credibilidade perante os visitantes e/ou clientes.
  • Podem contribuir para uma melhor posição nos resultados de pesquisa. 

Se tens alguma dúvida sobre certificados SSL, fala connosco!