Quem já ouviu dizer que ninguém dá importância às newsletters que se acuse!
Acredito que, tal como eu, já tenhas ouvido isto muitas vezes.
Mas será mesmo verdade? Será que investir neste tipo de comunicação é um esforço em vão?
Eu acredito que não e vou mostrar-te porquê neste artigo.
1. Quase 98% das pessoas têm email
Seja uma conta pessoal ou corporativa, a verdade é que hoje em dia ter uma conta de mail é quase tão comum como ter uma caixa de correio tradicional e com uma grande vantagem: podemos abrir esta caixa em todo o lado e sempre que quisermos. Por isso mesmo, através do email podemos atingir quase todo o mercado, atrair novos clientes, aumentar a notoriedade e as vendas.
2. As mensagens são realmente entregues
Ao contrário da publicidade nas redes sociais ou de outra forma de comunicação paga, em que não é possível determinar com exatidão quem viu, interagiu ou clicou na comunicação feita, com o email marketing consegues saber se as mensagens foram entregues e a quem foram entregues. Ao enviar o email consegues saber a que destinatários chegou a mensagem e se houve algum erro que não permitiu o envio da mensagem para um qualquer contacto da tua base de dados. (Dica extra: se houver vários destinatários a quem a mensagem não chegou, o melhor é rever toda a base de dados, verificar os dados e atualizar todas as informações que forem necessárias).
3. Os email podem ser personalizados
O email marketing é a plataforma perfeita se quiseres passar a mensagem a um público bem definido. Tens uma loja de animais e tens uma promoção em brinquedos para cães? Talvez só queiras enviar o email para quem tem cães e não para os simpáticos senhores que apesar de serem clientes fiéis apenas têm dois gatos e um canário. Por muito que sejam clientes habituais, não iriam comprar comida de cão porque simplesmente não lhes interessa.
Este tipo de segmentação é que te permite enviar a mensagem mais relevante para cada um dos contactos que tens na tua lista.
Além do mais, com os dados disponíveis podes enviar uma mensagem dirigida a cada um dos teus contactos em particular. Por exemplo, podes incluir o nome de cada cliente no início ou numa qualquer parte da tua newsletter. Um pormenor que pode fazer a diferença: afinal todos gostamos quando alguém fala para nós e parece que para mais ninguém.
4. A taxa de abertura está a aumentar
Ah e tal, já ninguém lê as newsletters. Parece que não é bem assim. Um estudo realizado pela Emarketer mostra que as taxas de abertura de mensagens de email estão a crescer, provando que o email marketing não está morto, mas mais vivo do que nunca.
5. Email marketing é a ferramenta com melhor ROI (Retorno Sobre Investimento)
Talvez este seja o dado que deita por terra a teoria dos mais pessimistas. Mais do que uma campanha de Google Ads ou uma publicidade nas redes sociais, o email marketing mostra-se ser a melhor ferramenta em termos de retorno e investimento.
O segredo está em conhecer bem o nosso público-alvo, saber as suas necessidades e expectativas e adaptar a nossa oferta a isso.
Se ficaste convencido com o sucesso que poderá representar o email marketing, deixo-te ainda a dica de duas plataformas que podem ser usadas para este tipo de comunicação.
MailChimp
O Mail Chimp é talvez a ferramenta mais conhecida de todo o mundo e permite criar e configurar campanhas de email de uma forma bastante simples e intuitiva.
É possível utilizar a plataforma de uma forma gratuita, que permite 1000 contactos e 10 mil mails por mês (limitado ao envio de 2 mil emails por dia).
A plataforma oferece várias opções de importação de contactos e vários templates que podem ser usados (especialmente útil para quem não tem grandes conhecimentos de programação).
Os restantes planos variam consoante o número de contactos, com mais funcionalidade e possibilidades de personalização, como a possibilidade para realizar testes A/B que ajudam a perceber que elementos e variações numa newsletter terão melhores resultados, otimizando as campanhas.
E-goi
E porque em Portugal não gostamos de ficar atrás de nada, eis o E-goi.
Totalmente portuguesa, esta ferramenta oferece vários modelos de newsletters que podem ser usados e totalmente personalizados em função da mensagem a enviar, sendo que para quem procura algo mais personalizado pode criar uma newsletter de raíz ou então pedir à equipa esse trabalho (esta última opção já requer um pagamento que varia consoante a campanha a enviar).
A monitorização dos resultados é feita de forma quase automática, com relatórios gerados praticamente em tempo real e com a possibilidade de importação desses mesmos dados.
Com este artigo percebemos que o email marketing está longe de ter os dias contados. O segredo está mesmo em passar a mensagem certa, para as pessoas certa e no momento certo.
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