A crise pela qual estamos a passar, e que é um contexto desconhecido para todos, tem vindo a mostrar dados específicos relativamente à comunicação digital.
Estudos mostram-nos que existe uma ligação emocional do público às marcas que não desaparecem nas alturas de crise e, numa altura em que as pessoas estão mais confinadas às suas casas, o consumo de conteúdos digitais atingiu níveis nunca antes verificados.
Por isso mesmo, a aposta na comunicação digital é fundamental.
Para que servem as redes sociais?
A utilização das redes sociais pode ser vista de duas perspetivas: a dos utilizadores e a das marcas / empresas.
Se nos colocarmos no papel de utilizador facilmente percebemos que há várias razões, na sua maioria, mais lúdicas que nos fazem criar contas e partilhar conteúdos pessoais.
Pode ser, por exemplo, saber mais sobre a vida e os gostos dos seus amigos e/ou seguidores ou procurar informação sobre temas e produtos de interesse. No entanto, acima de tudo, procuram-se assuntos que envolvam os utilizadores de forma emotiva com os conteúdos (sem um apelo comercial direto ou evidente).
E qual o papel das redes sociais nos planos de comunicação/marketing de uma empresa?
As empresas têm de ter presentes a premissa, tal como falamos acima, de que os utilizadores procuram as redes sociais para se entreterem.
Essa é a razão mais global, logo as marcas devem usar estas redes sociais de forma a promoverem os seus produtos e serviços, mas não como simples diretórios de serviços e informação corporativa.
As empresas devem ter presente na sua estratégia de comunicação digital que as redes sociais servem para:
- Manter a comunicação
- Dar a conhecer os seus serviços
- Criar tráfego
- Criar engagement (envolvimento)
O maior desafio para as marcas e empresas é saber adaptar os seus objetivos às reais utilizações e técnicas nas redes sociais.
Este é um trabalho que deverá ser muito bem planeado e enquadrado com toda a comunicação geral da marca ou da empresa.
São vários os fatores ter em consideração para uma utilização ajustada deste tipo de ferramenta digital, nomeadamente :
- Definir linguagem
- Definir público
- Atualidade
- Planear e medir
- Criatividade e autenticidade
- Procurar o que faz envolver o seu target
- Gerar emoções
- Conteúdo que o consumidor procura
- Adaptação ao momento de comunicação
Posto isto, está a usar bem as redes sociais para fazer crescer o seu negócio?
Nós ajudamos na implementação de uma estratégia planeada e mensurável para que possa atingir os seus objetivos!