arrow_back

Está a usar bem as redes sociais para fazer crescer o seu negócio?

Mais do que nunca, a aposta na comunicação digital é fundamental. A sua empresa / marca está nas redes sociais? Sabe como criar uma estratégia e conteúdos?

A crise pela qual estamos a passar, e que é um contexto desconhecido para todos, tem vindo a mostrar dados específicos relativamente à comunicação digital.

Estudos mostram-nos que existe uma ligação emocional do público às marcas que não desaparecem nas alturas de crise e, numa altura em que as pessoas estão mais confinadas às suas casas, o consumo de conteúdos digitais atingiu níveis nunca antes verificados.
Por isso mesmo, a aposta na comunicação digital é fundamental.

Para que servem as redes sociais?

A utilização das redes sociais pode ser vista de duas perspetivas: a dos utilizadores e a das marcas / empresas

Se nos colocarmos no papel de utilizador facilmente percebemos que há várias razões, na sua maioria, mais lúdicas que nos fazem criar contas e partilhar conteúdos pessoais.
Pode ser, por exemplo, saber mais sobre a vida e os gostos dos seus amigos e/ou seguidores ou procurar informação sobre temas e produtos de interesse. No entanto, acima de tudo, procuram-se assuntos que envolvam os utilizadores de forma emotiva com os conteúdos (sem um apelo comercial direto ou evidente). 

E qual o papel das redes sociais nos planos de comunicação/marketing de uma empresa? 

As empresas têm de ter presentes a premissa, tal como falamos acima, de que os utilizadores procuram as redes sociais para se entreterem. 

Essa é a razão mais global, logo as marcas devem usar estas redes sociais de forma a promoverem os seus produtos e serviços, mas não como simples diretórios de serviços e informação corporativa.

As empresas devem ter presente na sua estratégia de comunicação digital que as redes sociais servem para:

  • Manter a comunicação
  • Dar a conhecer os seus serviços
  • Criar tráfego
  • Criar engagement (envolvimento)

O maior desafio para as marcas e empresas é saber adaptar os seus objetivos às reais utilizações e técnicas nas redes sociais.
Este é um trabalho que deverá ser muito bem planeado e enquadrado com toda a comunicação geral da marca ou da empresa.

São vários os fatores ter em consideração para uma utilização ajustada deste tipo de ferramenta digital, nomeadamente : 

  • Definir linguagem
  • Definir público
  • Atualidade 
  • Planear e medir
  • Criatividade e autenticidade
  • Procurar o que faz envolver o seu target 
  • Gerar emoções
  • Conteúdo que o consumidor procura
  • Adaptação ao momento de comunicação
Posto isto, está a usar bem as redes sociais para fazer crescer o seu negócio?

Nós ajudamos na implementação de uma estratégia planeada e mensurável para que possa atingir os seus objetivos!

Fale connosco!