Esta data foi criada pelo site Mashable em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de junho desde então. Portugal associou-se à data logo no primeiro ano da iniciativa.
No século em que vivemos, as redes sociais invadiram a vida social e familiar e são, neste momento, sem qualquer dúvida, o maior instrumento de troca de informações – pela sua velocidade de comunicação e pela interação instantânea que permite entre os utilizadores.
A influência das redes sociais na sociedade
Estes aplicativos permitem uma nova maneira de participação da sociedade: não se limitam somente aos relacionamentos, mas funcionam também como fonte de pesquisa e notícias, tendo como atributos a interatividade e participação, possibilitando não só o acesso à informação, mas a capacidade de produzi-la.
Sendo assim, as redes sociais mostram a sua importância, influenciando o destino de milhares de pessoas, através da rápida disponibilização de informações relevantes.
Hoje em dia, mais do que nunca, as redes sociais são palco de grandes manifestações e mobilizações sociais conseguindo um alcance mundial em poucas horas ou minutos.
A influência das redes sociais no Marketing Empresarial
O público das redes sociais não as utiliza somente para comunicar, distrair, divertir e jogar; ele também consome informação, serviços e produtos.
Desta forma, as redes sociais tornaram-se ferramentas essenciais para o Marketing das empresas e marcas.
Fazendo uma junção entre linguagem informal, conteúdo multimédia e interação social, elas tornaram-se numa poderosa ferramenta de comunicação e publicidade.
As redes sociais formaram igualmente a vanguarda que alterou conceitos enraizados, desde logo a destacar a ligação direta entre consumidores e marcas, com uma comunicação em tempo real.
As empresas e marcas podem perceber rapidamente os seus clientes e estes conseguem comunicar com as suas marcas como nunca foi antes conseguido.
As próprias estratégias e investimentos em publicidade online permitem às empresas medir de forma simples os seus resultados e com isso analisar e definir novos rumos.
O acesso a dados e a sua medição tornou-se possível e esta é uma das grande vantagens deste tipo de Marketing.
O uso das redes sociais é vital para uma boa estratégia digital, cujos objetivos são conquistar novos clientes e aumentar as vendas. São canais de comunicação que permitem uma grande promoção e constituem uma fabulosa ferramenta para promover todos os produtos da sua marca, divulgar a missão da empresa, fazer negócios com outras empresas e/ou encontrar novos profissionais. Naturalmente, também servem como elemento de ligação para aumentar o tráfego de visitantes para o website da empresa.
As potencialidades das redes sociais são infinitas, entre as quais destacamos:
- Notoriedade da marca
- Fidelização de clientes
- Aumento das vendas
- Transmissão de imagem positiva
- Aumento do tráfego online
- Publicidade com custos reduzidos