Há bastantes críticas negativas quanto ao uso das redes sociais nos nossos dias, em especial quando usadas por figuras públicas ou pelos ditos influenciadores.
Contudo, se há um lado mau, há também um lado BOM e muito positivo que é visível nesta pandemia da Covid-19 que vivemos hoje.
Para além de estarmos presos em casa e as redes sociais serem meios de comunicação, são também um meio de informação que pode fazer a diferença.
Destacamos aqui o papel fundamental que alguns humoristas, jornalistas e influencers digitais estão a fazer, passando mensagens de boas práticas, incentivando o ficar em casa e, acima de tudo, falando para as pessoas de forma direta, pessoal e dando o seu exemplo. Não só para o publico em geral como também para a organizações e empresas, mostrando como trabalham e se organizam em sistemas de teletrabalho.
São vários os exemplos:
Rádio Comercial
As emissões do conhecido Programa da Manhã (e de todos os outros) passaram a ser feitas a partir da casa de cada um e isso foi mostrado nas redes sociais da rádio e e de cada um dos locutores. Nuno Markl, um dos participantes tem partilhado ainda vários momentos do seu dia em casa, em atividade divertidas com o filho ao mesmo tempo que passa e reforça a mensagem de ficar em casa. Ele próprio faz publicações a criticar e a apontar o dedo a quem faz asneira e não cumpre com as normas nesta fase.
Rodrigo Guedes de Carvalho
Tem feito um trabalho de responsabilidade social na forma como conduz e termina os seus noticiários, sempre com um cariz informativo e educativo, tal como um jornalista assertivo e de “guerra” neste momento.
Nas suas redes sociais faz apelos e partilha momentos seus, salientando a importância do isolamento.
Fernando Rocha e outros humoristas
Através das sátiras que todos já conhecemos humanistas como ele usam os seus canis, em especial, de Youtube para passarem mensagens aos seus seguidores no tom que eles bem sabem e tentam mobilizar também como seu esforço.
Na música
O festival #EuFicoEmCasa, realizado através das contas de Instagram de cada músico, pretendeu animar as casas portuguesas com boa música ao mesmo tempo que cada intérprete cumpriu com o seu papel e reforçou todas as boas práticas e ações que devemos aplicar no nosso dia a dia.
Exemplos de apoios
Cristiano Ronaldo e o empresário Jorge Mendes já anunciaram o apoio financeiro para a construção de cuidados intensivos.
Em Itália, a conhecida Chiara Ferragni lançou uma campanha de angariação de fundos e em apenas dois dias conseguiu arrecadar mais de três milhões de euros. A empresária e influencer italiana, que conta com mais de 18 milhões de seguidores no Instagram, pretende ajudar o seu país, que é um dos mais afetados pelo novo coronavírus.
A própria Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou uma campanha de rádio com as vozes de Rui Unas e de Catarina Miranda para sensibilizar e esclarecer os portugueses em relação ao COVID-19, o tema do momento.
Ao nível do digital esta campanha conta com influencers como Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Doce), Marisa Cruz, Rita Ferro Rodrigues ou Ágata Roquette a partilharem, nas suas redes sociais, algumas das informações veiculadas pela DGS.
As redes sociais permitem chegar a milhões em poucos minutos e partilhar mensagens importantes, numa altura em que a informação correta e assertiva é fundamental.
Mais do que nunca é possível ver o poderoso poder do digital que neste momento move todas as categorias do mundo em que vivemos.