Esta pandemia e todo este novo contexto de ações, medos e mudanças fizeram com que nada mais seja igual.
Com o regresso, faseado, às nossas rotinas, instala-se um novo conceito – o “novo normal”. Este termo refere-se ao conjunto de alterações no mindset e consequentemente nos comportamentos dos consumidores, após o período de isolamento do surto do Covid-19.
Desta fase tão nova para todos nós, nasceram várias personas:
Os Novos Digitais
Com o isolamento, as faixas etárias mais velhas, que antes tinham reservas quanto à utilização do e-commerce, começaram agora a fazer as suas compras online.
Os Ativistas
Estão preocupados com a saúde do nosso planeta, e por isso são cuidadosos no momento de fazerem compras online, questionam-se sobre o transporte, o uso do plástico e a logística de entrega.
Os Cautelosos
Estão receosos com o futuro, têm as despensas online bem organizadas e mantêm um stock de mantimentos em casa preparado para qualquer situação limite.
Os + Lesados
Perderam os seus empregos ou sofreram grandes cortes nos ordenados, enfrentam agora grandes desafios económicos.
Os Impacientes
Fazem as suas compras online há bastante tempo, são exigentes em termos de operação e experiência nas lojas online, não têm paciência para esperar por processos morosos e complexos.
Esta variedade de personas vai convergir em dois tipos de consumidores:
The Revenge Spending
Ansiosos por recompensar o tempo de quarentena, no qual estiveram inibidos, poderá haver uma maior tendência para compras relacionadas com roupa, cuidados visuais, renovação da casa, etc.
More Conscious Than Ever
A crise de saúde pública, social e económica criada pela pandemia aumentou a urgência na revisão dos comportamentos. O consumidor tenderá a sair da quarentena mais racional nas compras pela queda generalizada da economia .
Em qual destes se enquadra o seu cliente/público-alvo?
Sabe como comunicar com este tipo de consumidor?
Nós ajudamos na implementação de uma estratégia planeada e mensurável para que possa atingir os seus objetivos.