arrow_back

SEO – já ouviu falar disto?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de busca. A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas neste motores — especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo.

Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos num ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições.

Eis alguns números muito interessantes que mostram a importância do posicionamento das marcas nestas pesquisas:

  • Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
  • Apenas 0,78% dos utilizadores clicam num link na segunda página dos resultados;
  • Cada pesquisa representa uma oportunidade para uma marca oferecer a melhor resposta para o que os usuários buscam. 

Por isso é tão importante todo o trabalho de SEO – que não tem resultados imediatos, mas sim a longo prazo, mas que valem a pena.

Estima-se que existam mais de 200 fatores de rankeamento no algoritmo do Google. A combinação entre eles é o que determina o posicionamento das páginas.
O Google não revela abertamente quais são esses fatores, embora dê algumas pistas. De maneira geral, sabemos que os fatores de rankeamento dividem-se em dois grupos: on page e off page.

SEO On Page

Os fatores de rankeamento on page estão presentes nas suas próprias páginas. 

Quando falamos de SEO on page, falamos de otimizações nesses elementos. Alguns exemplos:

  • Conteúdo;
  • Título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets.

O Google avalia esses fatores para entender o que as páginas dizem e, assim, fazer a indexação correta.
Além disso, ajudam o motor de pesquisa a perceber se as marcas estão a oferecer uma boa experiência ao usuário, com informação e organização.

SEO Off Page

Os fatores off page, por sua vez, são elementos fora da página que mostram se ela é uma referência. 

Assim, o SEO off page consiste em otimizar a autoridade do site diante dos usuários e de outros sites da web, com foco na aquisição de backlinks – sites onde as páginas da marca/empresa são referenciados e que direcionam trafego para ele.
Se a página recebe muitos visitantes de buscas diretas pelo nome da marca e ganha vários backlinks e menções de bons sites, mais autoridade ela deve ter no mercado

Estes são alguns exemplos de fatores:

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

Para o Google, fatores como esses mostram qual é o nível de autoridade de um site na web

Portanto, se tem um website, a aposta em técnicas de SEO é fundamental.