arrow_back

Tendências web para 2021

Tendências web 2021

A chegada de um novo ano representa também uma série de mudanças e de tendências emergentes num amplo espectro de áreas.
Relativamente a webdesign, 2021 reserva várias novidades, mas também a continuidade de alguns comportamentos.

Tudo para descobrir agora! 

Dark mode

Longe vão os tempos em que os tons claro dominavam a Internet. De facto, cada vez mais esquemas estão a ser desenhados e implementados em tons escuros e a tendência tomou por completo a indústria em 2020. Em 2021, espera-se que a aplicação do Modo Escuro se intensifique, conquistando não apenas o seu espaço em websites e aplicações, mas também espaço na preferência dos utilizadores. 

Efeito Parallax 

O Efeito Parallax é uma técnica de webdesign que consiste na movimentação do background a um ritmo mais lento do que o primeiro plano. 
Em 2021 espera-se que as animações web com este efeito sejam ainda mais criativas, complexas e visualmente subtis, criando um efeito visual mais agradável para os utilizadores. 

Scroll horizontal 

O Scroll horizontal pode ser uma forma extremamente bem conseguida de mostrar informação secundária ou auxiliar para os visitantes de um website. Assim, esta é uma opção que tem sido cada vez mais utilizada por Designers e que deve manter-se durante este ano. 

Ilustração

Autenticidade é a palavra de ordem hoje em dia e os websites devem refletir a identidade da empresa ou do negócio em causa. A ilustração casa perfeitamente com esse propósito, criando algo que é único e aportando uma ligação mais emocional e humana com os visitantes.

Um exemplo? O nosso próprio website. Aqui podes ver várias ilustrações que representam cada um dos nossos serviços e que foram feitas, inteiramente, pela nossa equipa de Design.

Experiência dinâmica

Tédio. Esta é a palavra que nos ocorre de imediato quando vistamos um website e é só texto e imagem. Estático. Sem nenhum fator de destaque, algo que nos faça dizer ‘uau’. 
Elementos com movimentos, como transições, estão a tornar-se cada vez mais populares e espera-se que cresçam ainda mais no futuro. 

Outra forma de criar uma experiência mais dinâmica para os utilizadores é através da conjugação de diferentes formatos, como texto, audio, vídeo ou ilustração, que permitem criar uma visita altamente distinta aos utilizadores.
No entanto, cautela. É necessário fazer uma gestão equilibrada dos elementos a combinar, de forma a criar uma experiência positiva. 

Realidade aumentada 

Esta é uma aposta com relevância sobretudo no comércio eletrónico. De facto, quem é que não gosta de ver todos os pormenores de um produto antes de o comprar? É quase como se os estivesses a tocar ou a experimentar. E a ideia da realidade é mesmo essa: tornar as plataformas cada vez mais próximas da realidade. 

Elementos 3D

O desenvolvimento da tecnologia tem permitido aos criadores apoiarem em formatos e elementos diferentes, mais complexos, mas também mais interativos e diferenciadores. Uma das tendências web de 2021, que também tem beneficiado com o surgimento de ecrãs de maior resolução, é a incorporação de elementos 3D, permitindo inclusivamente a interação dos visitantes com os mesmos.