arrow_back

WhatsApp quer garantir mais segurança aos utilizadores

O WhatsApp é uma rede social que cresce a cada dia em Portugal. Prova disso é que, em 2019, essa foi a quarta rede social mais utilizada no país com 61% dos utilizadores ativos da Internet (aproximadamente 4,9 milhões de utilizadores). A aplicação de uso gratuito é considerada uma das melhores na sua área e por isso tem procurado melhorar sempre a segurança dos dados. 

Depois de trazer novidades para a aplicação como o reconhecimento por impressão digital e o bloqueio de quem pode ver as informações pessoais de cada utilizador, o novo foco de melhoria está no WhatsApp Web e no que esse serviço pode oferecer aos seus utilizadores em questões de segurança.

E o que trará mais segurança ao WhatsApp Web?

A grande novidade para a versão web não está na forma como os utilizadores trocam mensagens, mas sim em como terão acesso ao serviço sem que estranhos leiam as suas mensagens.

No momento, se quisermos aceder o WhatsApp Web devemos utilizar um QR Code, um gesto simples, mas que pode apresentar problemas na segurança do código caso uma pessoa mal intencionada faça a sua leitura.

Para evitar que um invasor tenha acesso às mensagens dos utilizadores, foi revelada, na última versão de teste do WhatsApp para Android, uma nova camada de segurança. Assim, os utilizadores necessitam hora de autenticar e confirmar a nova sessão biometricamente.

A novidade não tem ainda data de lançamento, pelo que não se sabe quando estará disponível para os utilizadores.

Além das mudanças em termos de segurança, o WhatsApp está também a desenvolver novas soluções na sua versão web. O objetivo é que o utilizador tenha a mesma experiência no uso da aplicação e da versão web, por isso é possível perceber a tentativa de trazer para a versão web as novidades trazidas para os dispositivos móveis. Um exemplo disso é o dark mode, lançado em julho.

Já conhecias estas mudanças? Diz-nos nos comentários!